Interpretação
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.
5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.1
Para explorarmos um texto e extrair com profundidade todos os detalhes e riquezas que ele nos revela precisamos executar um exercício que se processa em três fases. A primeira fase se chama limpeza e classificação. Limpar o texto é extrair dele todas as palavras não determinantes e por determinantes denominamos todos os substantivos e pronomes. Classificação é a ação de juntar todos os iguais num só lugar com seus respectivos versos.
Esse exercício tem o objetivo de nos colocar diante do clímax do texto e o fazemos somando todos os determinantes de cada verso, o versículo com o maior número de palavras é o clímax do texto.
1ª PARTE: EXERCÍCIO DE LIMPEZA.
1 princípio, Verbo, Verbo, Deus, Verbo, Deus = 06.
2 Ele, princípio, Deus = 03.
3 Todas, coisas, dele, ele = 04.
4 vida, nele, vida, luz, homens = 05.
5 luz, trevas, trevas, ela = 04.
Versículo Determinante.
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Com 06 palavras determinantes o verso um se faz o clímax do texto. E o é por apresentar Jesus como sendo o Deus dos princípios. A verdade é que mesmo sem fazer referência a trindade esse verso mostra, no mínimo, uma dualidade na mesma pessoa. Ele separa o pai do Filho, ou a primeira da segunda pessoa. São distintos, mas coexistem. Estão juntos, mas fazem coisas diferentes e ao mesmo tempo sem se que possamos denomina-las com o mesmo nome, no entanto, não podemos desliga-los totalmente um do outro como se fossem dois deuses, pois não são, é a mesma pessoa coexistindo em duas naturezas no mesmo lugar, porém com capacidades distintas entre si. Suas naturezas possuem vontade