Interpretação à obra de são tomás de aquino
- Toda doutrina Cristã esta baseada na idéia da salvação (nós seriamos criaturas de um Deus) para que retornássemos ao nosso próprio Deus, ou seja, a finalidade da vida é encontrar o caminho de volta a Deus (o caminho da salvação).
- Qual o papel das leis para a salvação da vida para os homens ?
As leis constituem um campo mais amplo = âmbito moral.
Alcançar esse objetivo é agir de acordo com a vontade de Deus, ou seja, fazer o bem.
Deus é um ser perfeito, enquanto que suas criaturas são seres imperfeitos, seres naturais (privilegiados). Isso significa que há um limite da nossa capacidade de entender o que Deus quer de nós; para que possamos realizar o que Ele quer, nós precisamos de Sua ajuda, pois Deus quer que nós alcancemos a felicidade plena, porém sozinhos, não conseguiríamos.
- E é por essa razão, que existem dois elementos principais pelos quais Deus auxilia os homens em sua salvação:
I – graça: auxilia os homens em suas realizações.
II- leis: são orientadoras das ações humanas, pois a consciência dos homens está sempre equivocada; possui um papel pedagógico (Deus nos ensina agir de acordo com o bem por meio delas), orientando/determinando o caminho que os homens devem seguir para alcançar a salvação. Ela deve ser objetiva e clara para que os homens as compreendam, para assim entendemos o que Deus quer de nós.
A lei é sempre um meio em busca de certo fim, que é a salvação.
- Os homens tendem a se perder com muita facilidade, através da tentação, sedução, corrupção, pois os homens buscam aquilo que lhes dão prazer, por isso Deus os orienta. Porém, não sabem distinguir aquilo que é agradável bom do agradável ruim.
Questão 90
A essência da lei
* - O que é uma lei?
A lei é da ordem da razão¹, ordenando-se ao bem comum² e promulgada³ pela autoridade competente.
Em todo tipo de lei, devem estar presentes esses 4 elementos.
Art. 1: A lei é algo da razão?
- Para Tomás de Aquino, no plano da ação a razão se