Interpretação e Produção de Texto
Atividade IV: O texto
Dissertativo-argumentativo
Aluna: Ana Viviane Horta de Souza Gutemberg.
1- Resuma o texto 2 em, no máximo, 20 linhas.
Resumo:
O texto retrata e deixa clara a ampla dificuldade que existe em se distinguir conceitos entre informação e opinião. Ambos se distanciam em seus significados, deste modo, cada vez mais se disseminam de forma deveras mente distorcida.
Pois, vivemos na era digital, onde dados e informações são rapidamente veiculados por todo o mundo, tornando-se extremamente relevante mencionar que alguns conteúdos postados na rede, podem ser contestados, no que tange a sua veracidade e confiabilidade. Situação esta, que se torna ainda mais preocupante pela insuficiência de lei que a regulamente de forma eficaz.
Porém, não somente a Internet nos sujeita à informações enganosas, também acabamos comprando opinião por informação - “gato por lebre” -, através de jornais.
Vale lembrar que em seu sentido estrito, Informação, é o “ato ou efeito de informar-se”, comunicação ou notícia trazida, já opinião, significa “o modo de ver”, de pensar (julgamento, ponto de vista).
Entretanto, ao se disseminar uma notícia ou informação, vale ressaltar que, mesmo de forma parcial, esta irá impactar diretamente na avaliação do leitor, sobretudo, é a configuração com que aquela é conduzida e difundida, que determinará a maneira como ela é recebida e percebida, mesmo que de forma não intencional.
Por isso, a criticidade é o caminho para capacitar o leitor a identifica em que momento ele deve se resguardar de falsas ideologias que podem se tornar nocivas para a si e para sociedade como um todo, evitando assim, ser manipulado.
2- Considerando a estrutura de uma resenha crítica (texto 3), informe o que se pede:
a) O parágrafo que contém a avaliação/apreciação da obra.
Último parágrafo
“Aprender a não ser influenciável ao mesmo tempo permanecendo disponível