interpretação de livros e texto
Ideia Central
A ideia central define o objetivo do livro ou do texto, a ideia central é o alvo, é para onde o autor quer levar o leitor.
Exemplos: No livro e no Filme “Fernão Capelo Gaivota” a deia central é “mostrar que pessoas abertas a novos conhecimentos luta pela liberdade, influenciando outros a conquista-la , com amor, perdoando os opressores.
No texto de Lucas19:1 Jesus e Zaqueu a ideia central é mostrar o valora que Jesus da as pessoas que eram “desprezadas” pelas autoridades religiosas. Muita gente pensa que a ideia central é “salvação”. Salvação é um assunto contido na ideia central.
A ideia central, no entanto, é a base que sustenta/defende o autor e que lhe permite contar com o que deseja, levando ao objetivo.
Regras para interpretar um livro ou um texto:
1º - Leia o titulo .
2º - De uma olhada no livro todo passando pagina por pagina observando como o tema foi dividido através do “Sumario” ( Índice) em uma visão rápida do livro .
3º - Leia a contra capa , as costas do livro, o prefacio, a apresentação e a introdução para entender o que o leitor quer dizer no conteúdo do livro e tente pegar a ideia central, o “objetivo” o propósito ( A intenção do autor – Para Que? ) , ( por que ? ) , que certamente se relaciona com o titulo . É muito comum no inicio de um livro ou na traseira o autor passar a ideia central, para que o leitor tenha facilidade de saber a finalidade do livro e compre .
4º - Agora leia o índice com atenção e atente as divisões (A maneira como os assuntos estão distribuídos )
5º - Tenha em Mãos um caderno para anotar cada divisão e a ideia central daquele assunto.
Como fazer anotações ou resumo? A – Na primeira pagina de seu caderno anote o titulo do livro e em seguida a ideia central. B – Deixe a segunda pagina em branco para depois você fazer a introdução. C – Na terceira pagina anote o primeiro titulo do índice, encontre