ENTENDES OQUE LÊS
RESUMO CRÍTICO DO LIVRO:
Entendes o que lês?
Gordon D. Fee & Douglas Stuart
Apresentação do Resumo
O livro: “Entendes o que lês?” dos autores Gordon D. Fee & Douglas Stuart, vem com uma proposta de esclarecer e informar aos leitores conceitos muito importantes para uma sóbria leitura, análise e interpretação dos textos bíblicos, como se refere os tópicos abaixo:
Capítulo 01
Introdução: A Necessidade de Interpretação
Ressalta a necessidade de conhecimento e entendimento para fazer uma boa interpretação, principalmente pelo fato que todo leitor é um interprete e, ao analisar textos que seu verdadeiro sentido não estiver claro, portanto, leva-se à utilizar as técnicas que ajudarão aos leitores a ter maior eficácia na interpretação.
A necessidade de interpretar também é achada por meio de notar aquilo que acontece em nosso redor o tempo todo, principalmente no que se diz à algumas atrocidades dogmáticas de igrejas que dizem basear-se em um texto bíblico, como a questão do véu, das mulheres não poderem falar na igreja, batismo de criança, etc.
É tratado também da Natureza da Escritura, afirmando que a Bíblia é a Palavra de Deus, e têm relevância eterna, fala para toda a humanidade em todos os tempos e culturas. Deus escolheu falar a sua Palavra através de palavras humanas no decorrer da história, portanto a interpretação da Bíblia é exigida “tensão” que existe entre a relevância eterna e sua particularidade histórica.
Neste capítulo, nos é apresentado as duas técnicas de interpretação: a Exegese e a Hermenêutica.
Exegese
É o estudo cuidadoso e sistemático da Escritura para descobrir o significado original que foi pretendido, sendo uma tarefa basicamente histórica. É tentar escutar a Palavra conforme os destinatários originais devem tê-las ouvido.
Dentro desta técnica é averiguado duas perguntas importantes: a) Contexto e o b) Conteúdo no qual se passa o texto analisado, c)