Conceitos Básicos de Economia
Os Economistas estudam e analisam o funcionamento de uma série de instituições, no intuito de determinarem a forma como são usados os recursos escassos de que as sociedades humanas dispõem.
Talvez o mais importante conjunto de instituições estudado seja o dos Mercados.
O Mercado não é mais do que o local onde se encontram vendedores e compradores, com vista à realização de trocas de bens e serviços.
Por isso os Mercados podem ocorrer a muitos e diferentes níveis e escalas. Tanto podemos falar do Mercado Local ou do Mercado Mundial de determinado bem, como do Mercado de Trabalho ou do Mercado de Acções de uma cidade ou de um país.
O Mercado
Os Mecanismos do Mercado só podem funcionar plenamente quando as pessoas seguem um certo conjunto de normas comportamentais de mercado. Assim assumimos que:
1. Os vendedores de bens e serviços devem estar motivados pela obtenção de
Lucros.
2. Os compradores de bens e serviços devem estar motivados por conseguirem obter o máximo possível do seu dinheiro
(quer em termos de quantidade, quer em termos de qualidade).
O Mercado – A PROCURA
Quando se recorre ao mercado com vista à obtenção de um bem ou serviço, diz-se que se está numa situação de
PROCURA (ou Demand, conforme a terminologia Anglo-Saxónica).
Como consumidores reagimos a mudanças nos preços dos bens e serviços. Se os preços sobem, normalmente compramos menos, porque:
1. Um aumento no preço daquilo que queremos comprar nos torna mais pobres. Precisamos de uma maior quantidade de dinheiro para adquirir a mesma quantidade do bem ou serviço.
2. Somos sensíveis aos preços de outros bens e serviços que possam satisfazer o mesmo tipo de necessidades. Se o preço das maçãs sobe, podemos bem passar a comprar mais pêras, assumindo que o preço destas se mantém.
O Mercado – A PROCURA
No primeiro caso estávamos a reagir a um preço de um bem relacionando-o com o nosso nível de rendimentos.
No segundo