fisica 2
1. Um cilindro constituído por três partes de volumes iguais a V. a parte de baixo é de ferro maciço e homogêneo, cuja massa especifica é de 7,5 g/cm3; as duas partes de cima são de madeira, cuja massa especifica é igual a 0,6 g/cm3. Sendo assim, determine a massa especifica do cilindro. (2,9 g/cm3)
2. Um elefante tem patas circulares, com diâmetro de 30 cm. As patas de um cavalo, também circulares, medem 10 cm de diâmetro. A massa do elefante é seis vezes a massa do cavalo. A pressão que as patas do elefante exercem sobre o solo será: (Demonstre)
a) 2/3 da exercida pelas patas do cavalo
b) Igual à exercida pelas patas do cavalo
c) 3/2 da exercida pelas patas do cavalo
d) Duas vezes a exercida pelas patas do cavalo
e) Seis a exercida pelas patas do cavalo
3. A pressão em cada um dos quatro pneus de um automóvel de massa 800 kg é de 30 libras-força/polegada quadrada. Adote 1,0 libra = 0,50 kg; 1,0 polegada = 2,5 cm. A pressão atmosférica é equivalente a de uma coluna de 10 m de agua.
a) Quantas vezes a pressão dos pneus é maior do que a pressão atmosférica? (2,35 vezes)
b) Supondo que a força devida a diferença de pressão do pneu e a pressão atmosférica, agindo sobre a parte achatada do pneu, equivale à força de reação do chão, calcule a área da parte achatada. (148 cm2)
4. Um corpo cubico de 10 cm de aresta flutua em agua. Sabe-se que a massa especifica do corpo é de 0,8 g/cm3. Um contrapeso é colocado sobre o corpo, que passa a flutuar com a face superior coincidindo com o nível da agua. Determine a massa do contrapeso. (200g)
5. Um cilindro metálico em equilíbrio está totalmente imerso num liquido. Preso a uma mola, o cilindro é sustentado por um fio ideal, que passa sem atrito por uma polia e que tem na outra extremidade um corpo A, como mostra a figura. Determine a compressão da mola. Dados: VC = 120 cm3; C = 11,4 g/cm3; L = 0,8 g/cm3; k = 1500 N/m; PA = 1,0 N e g = 9,8 m/s2.
6. Calcule a diferença de