internet e sua alienação
INTERNET
Alunos:
André Vitor Gatinho Dos Remédios.
Andrey Pereira Damasceno.
Diego Brendo Cardoso Almeida.
Jonathan Araújo Maciel.
José Fabrício Ferreira Do Carmo.
Manuella Dos Santos Martins.
Marituba, 19 de setembro de 2013.
Trabalho apresentado à professora Valdísia Clara Cardoso da disciplina sociologia da turma 2012-A, turno manhã do curso de informática integrado.
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre a história da internet, vantagens e desvantagens de usar a mesma e se a internet aliena ou não quem navega por ela. Também vamos dizer por que ela é importante no nosso cotidiano e porque usá-la está se tornando cada vez mais comum entre as pessoas e quais os perigos de estar conectado no mundo virtual.
Desenvolvimento
A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Como tinham medo de um possível ataque às suas bases, e esse possível ataque podia revelar algumas das informações mais sigilosas dos americanos. Assim sendo, decidiram criar um modelo de partilha e compartilhamento de informação, de maneira a descentralizar as mesmas. Criaram uma rede, chamada ARPANET, criada pela ARPA (Advanced Research Projects Agency).
A ARPANET funcionava através de um sistema de transmissão de dados no qual a informação está dividida em pacotes, e estes, por sua vez, contêm um trecho de dados, um endereço de destinatário e informações que permitem ler a mensagem original.
No entanto, o ataque russo às bases americanas nunca aconteceu, pois a tensão entre a U.R.S.S. e os E.U.A. diminui, e assim, a história encarregou-se de chamar de Coexistência Pacífica. Mas,