internet no Brasil
A Internet comerciau tem 10 anos no Brasil, mas já existe há mais de 20. A rede mundial foi criadas a partir de um projeto militar norte-americano. Nos anos 60, no auge da Guerra Fria, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos decidiu desenvolver uma rede de computadores que não pudesse serem destruída por bombardeios e que conseguisse ligar pontos conciderados estrategicos para o país, como bases militares e centros de pesquisa e tecnologia.
No Brasil, o surgimentos da Internet deu-se no meio acadêmico. Em 1988, Oscar Sala, professor da Universidade de São Paulo (USP) e conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), desenvolveu a idéia de estabelecer contato com instituições de outros países para compartilhar dados por meio de uma rede de computadores. O primeiro passo havia sido dado. Foram necessário, porém, sete anos para que os ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia autorizassem o uso comercial da Internet no País.
A comunicação via Web, rápida e barata, foi o carro-chefe para a popularização da Internete no País. Mas a instantaneidade característica desse meio logo ganharia outros fins. Os veículos de comunicação se apropriariam dela para inaugurar no País uma nova forma de cobertura jornalística, que primava pelo imediatismo e pela agilidade. O jornalismo online logo ganharia os novos internautas, ao oferecer a eles a oportunidade de interagir das forma mais diversas com o conteúdo produzido.
A interatividade, talvez uma das mais relevantes e esclusivas características da Internet, seria de vez constatada com o surgimento de ferramentas para compartilhamento de arquivos, publicacão de conteúdo e fotos.
Texto retirado do endereço “tecnologia.terra.com.br”.