internet no brasil
No final de 94, a Embratel iniciou seu serviço de acesso à internet em caráter experimental com cinco mil usuários escolhidos para testar o serviço, mas só em maio de 95, o acesso à internet via Embratel começou a funcionar de modo definitivo.
Mas existia o medo do governo da exclusividade da Embratel, no serviço de acesso aos usuários finais, e fez pública a sua posição de que não haveria monopólio e que o mercado da internet no Brasil seria o mais aberto possível.
Com o tempo, foi criado o Comitê Gestor Internet Brasil, o CGI.br, com objetivo de traçar rumos de implantação, uso e administração da internet no Brasil.
Em 1995 as coisas continuaram meio lentas. A Embratel e o Ministério das Comunicações travavam uma batalha e não facilitavam as iniciativas dos provedores privados. Não tinham uma estrutura consolidada e definida e não tinham decidido sobre preços a serem cobrados, o que não impediu que dezenas de provedores operassem no país até o final de 95, conectados à internet através da Embratel.
Em 96, foi um ano promissor. O “grande boom” da internet começava a se tornar popular no país. Havia um pouco da melhora nos serviços prestados pela Embratel. A internet brasileira mostrava um crescimento não só de usuários como de provedores de acesso à rede. Neste ano, o cantor Gilberto Gil fez o lançamento de sua música pela internet, cantando uma versão acústica e ao vivo, conversando com internautas sobre sua relação com a rede.
Já em 1997, pode-se considerar o ano da internet no Brasil,