Internacionalização e parcerias
Módulo: 3
Título: Internacionalização e parcerias
Disciplina: Gestão de Projetos Turma:
Aspectos críticos e caminhos para lidar, de maneira mais efetiva, com as distâncias e as diferenças existentes entre as organizações
Toda organização visa resultados, independente da forma como é administrada e lugar onde está localizada no mundo. A globalização ocorrida nos últimos anos é um facilitador da relação entre as organizações. Pois desde o estabelecimento deste processo as companhias estão, cada vez mais, preparadas para lidar com as diferenças, e tem agido seguindo regras e padrões internacionais. Mas sabemos que nem todas as organizações estão nesse patamar, e isso é um aspecto crítico para a internacionalização: ter calma, paciência, e clareza na negociação. Se você negocia com alguém distante, é sempre importante ter em mente que encontros são caros e raros, portanto é preciso chegar bem preparado para que as negociações sejam produtivas. E estar preparado para lidar e interpretar diferentes pontos de vista.
Aspectos críticos e caminhos para lidar, de maneira mais efetiva, com as distâncias e as diferenças existentes entre as regiões
A comunicação tem evoluído muito, vivemos na era da comunicação, e a internet é o grande facilitador dos dias de hoje. Porém muitas situações somente são resolvidas numa conversa olho-a-olho. O que é um aspecto crítico quando se negocia com alguém que fala outra língua e que está do outro lado do mundo.
Não existe regra para isso, acredito que as diferenças corporativas e a culturais são mais difíceis de lidar, mas é sempre bom estar preparado para o que der e vier quando se encara uma viagem, ou se faz negocio por terras estranhas. Muito provavelmente o lugar será bem diferente daquilo que você conhece. E nada de achar que o que vale onde você conhece, vale para qualquer lugar, se o ambiente muda, as regras têm de mudar.
Aspectos críticos e caminhos para lidar, de maneira mais