o trab pedagogico ed n escolar
3° D Pedagogia
O Trabalho Pedagógico na educação não escolar
Este Trabalho é destinado à disciplina O trabalho pedagógico na educação não escolar, sob orientação do Professor Gracialino, pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná.
CURITIBA 2013 Educação não escolar: a escola e os vários agentes educativos não escolares
SOCIOEDUCAÇÃO
Até a metade do século XX, o objetivo da escola era a formação das classes dirigentes, pois a educação dos jovens se dava de modo seletivo, de um lado jovem das classes populares e do outro os burgueses. Porém há atualmente uma diversidade de classes sociais entre as crianças e adolescentes que freqüentam a escola. Com a evolução do direito dos menores, percebemos três progressos relevantes, um deles seria o direito das crianças a terem uma instrução de qualidade, mas jovens pobres concorrem igualmente ao lado dos ricos os processos seletivos. Houve também um progresso político reconhecendo a criança como cidadã, tendo direito ao crescimento, à formação integral e ao bem estar social e pessoal.
O sistema escolar acaba de certa forma provocando a exclusão social, pois muitas crianças possuem algumas dificuldades, como por exemplo, a desvantagem social, que acaba gerando uma probabilidade inferior para adquirir um nível razoável de escolaridade, onde pode ocorrer o perigo da rotulação, quando uma característica negativa, pode vir a ser a principal em uma relação com outros indivíduos. Dificuldade no rendimento escolar, de adaptação ao próprio papel de estudante, relativas à interação social ou ligadas à manifestações de hostilidade são algumas das desvantagens que podem incluir diversas categorias de problemas.
No Brasil a educação que acontece fora da escola é tratada mais como assistencialista do que educativa, por essa razão a formação dos