Internacionalização do escopo dos projetos
Módulo: 03
Áreas de Conhecimento e aspectos estruturais
Título : Internacionalização do escopo dos projetos
Aluno: Fabiana Lima
Disciplina: Gestão de Projetos
Turma: GPJ1EAD_T0104_1114
Introdução
As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo.
No processo de internacionalização de empresas, a utilização de métodos de gestão de projetos teve aumento significante, apresentando-se como uma forma eficaz na execução do mesmo, onde as ferramentas utilizadas são de fácil adaptação as empresas e ramos de atuação, aumentando as chances de sucesso do projeto.
Desta forma, este trabalho tem o objetivo de apresentar ideias e elaborar argumentações sobre as formas de lidar de maneira mais efetiva com as diferenças e as distâncias existentes entre organizações, regiões e culturas mundiais na internacionalização de projetos.
Segundo Ansoff (1991), a internacionalização para as empresas é um processo estratégico especialmente delicado e composto de muitas barreiras, contudo uma decisão importante para a solidificação das corporações que desejam sobreviver ao mercado cada dia mais sem fronteiras.
Aspectos críticos e caminhos para lidar, de maneira mais efetiva, com as distâncias e as diferenças existentes entre as organizações Dentro da diversidade de oportunidades para se destacar no mundo corporativo, a união de diferentes organizações com objetivos em comum, viabilizam parcerias onde a atuação de equipes das diferentes empresas é fator determinante para a gestão dos projetos.
A principal preocupação neste caso é a diferença cultural de cada instituição, que