Gerenciamento de Projetos
Módulo: IGPR – Módulo 3
Unidade 5 – Tela 5.2.2
Título: Fórum Internacionalização do escopo dos projetos
Aluno: Marcelo Pasquali
Disciplina: Introdução à Gerência de Projetos
Turma: FGVON01-UCI-SP15-T2
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar e explorar as características, aspectos críticos e principais desafios enfrentados pelas empresas no processo de internacionalização.
Face às crescentes e constantes mudanças econômicas, sociais e tecnológicas, é possível identificar a globalização se firmando como elemento base para a definição de um novo cenário, onde governos e empresas têm buscado estratégias inovadoras que assegurem ganhos em competitividade, acesso a mercados, diminuição dos riscos de operação, novas fontes de financiamento através da intensificação da integração dos países e empresas ao mercado mundial.
Dessa forma, a internacionalização de empresas surge como um processo de envolvimento e integração de operações que transcendem fronteiras e limites territoriais bem como, aspectos culturais, econômicos e sociais.
Pode-se acrescentar também que a internacionalização constitui um fenômeno de estratégia de negócios, ou um conjunto de respostas estratégicas que promove o envolvimento em negócios internacionais. Tal fenômeno ocorre de maneira gradual. (SOARES, 2004). É importante ressaltar que o fenômeno da internacionalização tem, obrigatoriamente, características evolutivas através de etapas que não podem ser atropeladas. Como é apresentado por Ruiz ([200-]) e Azevedo e Bertrand ([200-]) neste contexto, deve-se ter em mente uma evolução de mentalidades que nos leva do internacional ao transnacional, claro, de acordo com o tempo e a cultura das empresas.
Para subsidiar o importante processo de internacionalização de qualquer empresa e conduzir este projeto ao sucesso, é importante utilizar os médotos descritos no PMBOK, visto que, apesar das particularidades de cada projeto, o