So uma ajuda
O manganês (Mn) é produzido em quantidades muito grandes, e a maior parte encontra emprego na indústria do aço. Também são produzidas grandes quantidades de MnO2, usado principalmente em “pilhas secas” e na indústria de cerâmica. KMnO4 é um importante agente oxidante. Mn(+III) forma acetato básico com uma estrutura pouco comum. O manganês tem importância biológica e é necessário na fotossíntese.
O manganês é o décimo segundo elemento mais abundante, em peso, na crosta terrestre, sendo extraído predominantemente como minério piroludita, MnO2.
Estado de Oxidação
A configuração eletrônica do Mn é d5s2. O maior estado de oxidação possível é (+VII), quando todos os elétrons são utilizados para formar ligações. O Mn é o elemento que exibe a maior faixa de estados de oxidação, indo de (-III) a (+VII). O estado (+III) é o mais estável e mais comum, sendo o íon Mn2+ encontrado em sólidos, em solução e em complexos. Contudo, em meio alcalino, o íon Mn2+ é facilmente oxidado em MnO2. O íon no estado de oxidação (+VI) é encontrado no principal minério de manganês, a pirolusita, MnO2. O elemento no estado (+VII) é encontrado no KMnO4, um dos agentes oxidantes mais fortes em solução, inclusive mais forte que o Cr(+VI) do grupo anterior. Mn(+III) e Mn(+VI) tendem a se desproporcionar. Os estados de oxidação inferiores são observados em carbonil-complexos e em carbonil-complexos substituídos.
manganes
Propriedades Gerais
O Mn é mais reativo que seus vizinhos na tabela periódica. Reage lentamente com H2O, liberando H2, e se dissolve prontamente em ácidos diluídos. O metal finamente dividido é pirofórico quando exposto ao ar, mas o metal maciço não reage a não ser quando aquecido. O ponto de fusão do metal é bem menor que dos elementos mais leves da primeira série de transição, Ti, V e Cr.
Em pequeníssimas quantidades, o manganês é essencial