SOS - AJUDA
LIÇÃO 7
TÉCNICAS DE RESGATE
EM SUPERFÍCIE
Talvez o momento mas importante e cheio de satisfação e emoções é quando tendo localizado uma possível fonte de vida humana, conseguimos localizá-la e se inicia o processo através do qual fazemos o primeiro contato, convertendo essa vítima em paciente e desenvolvendo a partir desse momento o processo de aproximação e recuperação desse paciente para entregá-lo estabilizado em mãos da equipe médica.
Isso é um grande êxito, entretanto é árduo e tedioso o processo de chegar a um paciente que encontrando-se virtualmente na superfície da estrutura colapsada, o processo se inicia, identificando as condições inseguras existentes e que atentem contra as ações que possa estar realizando os resgatistas a fim de chegar onde se encontra a pessoa atingida, através da utilização de técnicas adequadas de mobilização e remoção de escombros, accesando ao paciente e cuidando em todo momento, a segurança e amparo dos resgatistas e do mesmo paciente.
É muito importante e se tiver pessoal à mão, que paralelamente, uma equipe de profissionais, levem a cabo ação de monitoramento e controle estrutural, garantindo desta maneira, que qualquer comportamento anormal que possa ter a estrutura já afetada pelo fenômeno gerador de danos seja avisado aos que estão trabalhando. Em conclusão, a busca e resgate em estruturas colapsadas, apóia-se em que o pessoal seja capaz de identificar e explorar até seu máximo todas aquelas formações de escombros, onde possam encontrar-se pessoas semisoterradas e que além disso possam ser empregadas para facilitar o acesso para eles.
Todas estas ações, dependem diretamente da motivação e experiências dos resgatistas, e das capacidades que tenham na execução do trabalho.
Dando base a todo o expresso, iniciemos o tema comentando sobre as condições que se fazem necessárias para trabalhar em uma estrutura colapsada, as quais se podem agrupar em