Interfaces do romance em alencar
Monnay Alves Torres Simon(
RESUMO
O presente artigo faz uma breve contextualização do Romantismo no Brasil, destacando alguns fatos, comenta-se no que a literatura romântica contribuiu para contexto literário brasileiro, citando seus principais autores, bem como a importância do movimento na produção literária indianista e urbana de José de Alencar, um dos mais importantes escritores do Romantismo no Brasil. Destaca- se ainda autores como Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves devido ao destaque que os mesmos tiveram durante esse período através de suas obras.
Palavras-chave: Letras. Literatura. Romance no Brasil. José de Alencar
1 INTRODUÇÃO
O Romantismo no Brasil teve seu início e fim, marcado a partir de dois importantes acontecimentos: o primeiro foi o lançamento da Revista Niterói (1836), e o término foi marcado pelo ano da morte de Castro Alves (1871). Então, delimitar uma data de início e fim de um período histórico, não se dá de maneira totalmente completa, uma vez que, de acordo com Roncari (2002, p. 287): apenas “isolamos e investigamos fenômenos dos quais queremos nos aprofundar”. Diante disso, esse trabalho pretende recapitular os fatos que mais marcaram esse período no Brasil.
2 INTERFACES DO ROMANCE EM ALENCAR O presente trabalho objetiva exprimir alguns fatos sobre o Romantismo, que segundo Roncari (2002, p. 288), foi o “período mais importante de tomada de consciência” da nossa literatura, pois a partir dele tomou-se conhecimento das particularidades da terra brasileira e também de que não poderíamos mais continuar nos identificando aos “europeus” e já não éramos mais indígenas. Apesar de termos características de ambos, havia criado-se uma identidade, portanto, era chegado o momento de criarmos nossa própria literatura. Isso se aflorou ainda mais, com a Independência do Brasil em 1822, pois, como afirma Candido (1999a, p. 31) “desenvolveu-se