Interface humano-computador
Interação Humano-Computador é o meio em que o computador e o homem são interligados, com a função de auxiliar e simplificara execução de uma tarefa, seja ela através de ação homem-computador ou comunicação computador-homem. Sua importância é de muita relevância, porque aprimora as maquinas a responder aos diversos estímulos humanos de forma mais acessível e flexível, aumentado o leque de possibilidades de interação do homem com o computador e vice-versa. A questão do fator humano é indispensável nos meios de interação, devido estes meios ser desenvolvidos para pessoas com culturas e hábitos diferentes, sendo assim esta questão não pode ser ignorada na elaboração dos meios de interatividade.
Exemplos de Interfaces boas
Microsoft Word 2003 – Ícones mais utilizados a disposição do usuário na barra de botões e padrão de menus e submenus os quais são de fácil interpretação devida à escrita ser uma forma mais fácil de entender do que os ícones em si.
Desktop do Windows XP – Disposição dos aplicativos e ferramentas de forma clara e organizada, com nomenclaturas de fácil entendimento e de fácil acesso ao usuário.
Exemplos de Interfaces ruins
Microsoft Word 2007 – Extinção do sistema de menus em quase todo aplicativo, ícones em disposição confusa com subgrupos de ícones embutidos deixando o usuário totalmente inseguro no uso de suas funções.
Desktop do Windows 7 – Disposição dos aplicativos e ferramentas de forma confusa e muitas vezes misturadas, nomenclatura de ferramentas para manutenção do sistema de difícil interpretação e acesso, que deixa o trabalho mais