Escolas da administração
Introdução e Gestão Empresarial
Professor: Jorge Augusto
Acadêmicas: Clean Jane M. Tolentino RA: 1055272 Amanda d. C. Jakubowski RA: 1055155
Administração científica
Perspectiva que usa o método científico para definir a melhor maneira de realizar um trabalho.
Frederick Winslow Taylor (Administração Cientifica -1911)
Taylor foi o criador e participante mais destacado do movimento de administração científica. Seu trabalho junta-se ao de outras pessoas que, na mesma época, compartilhavam esforços para desenvolver princípios e técnicas de eficiência, que possibilitassem resolver os grandes problemas enfrentados pelas empresas industriais. Taylor é a figura mais importante desse movimento não apenas pela natureza de suas contribuições, mas também porque muitos o reconheciam como sua liderança.
Taylor nasceu em 1856, na Pensilvânia, filho de uma família abastada. Apesar disso, e de ter sido aprovado no exame de admissão da Escola de Direito de Harvard, Taylor tornou-se trabalhador manual. Entre 1874 e 1878 ele trabalhou para uma empresa fabricante de bombas hidráulicas, onde aprendeu o ofício de torneiro. Foi nessa empresa que ele começou a notar o que ele considerava má administração. Em 1878, ingressou na Midvale Steel, uma usina siderúrgica, na qual passou 12 anos, começando como trabalhador e terminando como engenheiro chefe. Nesse período, vez engenharia. Taylor era um engenheiro brilhante, tendo patenteado muitas invenções.
Ao longo de sua carreira, Taylor procurou resolver os problemas que eram e continuam sendo comuns nas empresas. Ele começou a desenvolver seu sistema de administração de tarefas, mais tarde conhecido como sistema Taylor, taylorismo e, finalmente, administração científica.
Entre 1890 e 1893, Taylor foi gerente geral de uma empresa fabricante de papel. Quando deixou essa empresa, estabeleceu como consultor. Em 1893 foi contratado para trabalhar exclusivamente na