interessante batalha
• Chega o pai ao pé do filho e diz: -Filho vai trocar a lâmpada da cozinha, já que não estas a fazer nada! O filho não quer ir, mas ouve o pai e vai, quando chega a cozinha e toca na lâmpada queima-se e começa a gritar. O pai chega e pergunta o que aconteceu, o filho disse que queimou-se e o pai ficou muito chateado e começou a dizer: -Já é um rapaz grande e nem uma lâmpada sabe trocar! Esta juventude de hoje em dia não sabe fazer nada!
Para o pai trocar uma lâmpada é a coisa mais fácil de fazer, mas para o filho já não é tão simples, ele nunca trocou uma lâmpada e não sabe como se faz isso. Mas se o pai disse-se: -Filho, olha, antes de tirar a lâmpada tens de ver se a luz está ligada, se está desliga e deixa a lâmpada arrefecer para não te queimares. O filho lembraria se disso para sempre, e nunca mais voltaria a fazer o mesmo erro.
Quando os pais não têm paciência eles muitas vezes dizem “faz isso, porque eu disse”, mas nós precisamos de explicações para fazer de forma correcta, vou dar um exemplo com esta história:
• O pai e o filho estão a montar uma porta num armário, e o pai diz: -Filho, aparafusa agora em cima. O filho pergunta: -Posso primeiro fazer aparafusar primeiro em baixo, já me abaixei. –Não-diz o pai. –Porquê?- diz o filho. Porque eu disse! Neste caso nós sem a mínima dúvida devemos ouvir o pai, pois ele é o nosso pai, temos de ouvi-lo. Mas no futuro, quando crescermos, nós teremos de fazer isso e nós vamos fazer a nossa maneira e pode correr mal, pode partir-se. Mas se o pai disse-se: -Filho, olha tens de fazer assim se não esta parte pode cair e partir-se assim. Assim ele nunca mais faria o mesmo erro, e ninguém precisava de dizer para eu fazer.
Mas vamos falar agora sobre as coisas positivas que os pais ensinam:
• Eu estou na sala,