RH para iniciantes
Com a crescente expansão dos mercados, o RH incorporou um imenso desafio: reter na empresa os colaboradores e aumentar a produtividade. Para isso, tanto o empregador, que visa agregar valores a seu capital financeiro e econômico, quanto o empregado que almeja valor a sua carreira, vida e família, precisam entender a essência desta área, para melhor atingir seus objetivos. O RH continuará sofrendo grandes mudanças, a propósito de se adaptar ao seu principal foco, o homem.
Quando estava estudando a Administração Científica fiquei espantado quando vi que naquela época o homem era tratado como apenas uma mera ferramenta de produção. Talvez se as empresas não tivessem se ajustado aos longos dos anos desta evolução industrial, a expansão não teria acontecido, pois é a massa trabalhadora que faz a máquina da indústria girar.
Hoje com este alto mercado de empregos e trabalhadores qualificados as empresas não mais consideram o trabalhador apenas como um instrumento de trabalho, ela precisa conhecê-lo como fator principal da geração de receita.
O RH tem fundamental importância na organização, onde ela atuará não apenas com a produtividade do trabalho, mas também, no ambiente interno, desde a contratação à manutenção deste recurso tão vital e valioso da organização, o capital humano.