intereces de história
Quando se analisa a trajetória da disciplina História, constata-se que esta faz parte dos “planos de estudos” de 1837 da primeira escola pública brasileira. Entretanto, acompanhando a trajetória da história no nível superior, constata-se que o primeiro curso de história surgiu apenas na década de 30 do séc. XX. Tal situação provoca algumas indagações: O que é uma disciplina escolar e quais são suas especificidades? Quais as relações entre disciplina escolar e disciplina acadêmica? Como os estudos históricos se constituíram, para os níveis secundário e primário, ao longo da educação escolar? Qual tem sido a participação dos professores na construção da disciplina de história nas salas de aula? (...)
(P. 34) A história e outras tantas disciplinas escolares tem feito parte do cotidiano de milhares de alunos e professores de tal forma que acabamos por achar natural essa organização curricular e essa maneira de “ser da escola”.
Existem as “matérias” e os respectivos professores encarregados de ministrá-las, obedecendo à determinada carga horária no decorrer de um tempo específico chamado “ano letivo”. Os professores são classificados por grupos: disciplinas cientificas, humanas, exatas, etc. Além de outra divisão entre os docentes: os especialistas das disciplinas e os polivalentes das séries iniciais do ensino fundamental. Diante desse quadro, este capítulo procura entender o que é disciplina escolar e os saberes por ela produzido.
A história e os demais escolares fazem parte de um sistema educacional que mantém especificidades no processo de constituição de saberes ou de determinado conhecimento- o conhecimento escolar.
(P. 35) .1 Polêmicas sobre a concepção de disciplina escolar.
Responder à pergunta “o que é disciplina escolar?” não é simples. Os debates mais significativos em torno dessa concepção tem sido realizado por pesquisadores franceses e ingleses, com divergências importantes e significativas entre eles.