AD2 Historia Antiga
Matricula: 14116090011
Polo: Miguel Pereira
Relatório sobre o fórum de estudo da antiguidade
Após assistir o épico homérico: Ilíada e Odisseia os alunos do curso de Licenciatura em História na disciplina História Antiga foi proposto á eles um fórum de debates sobre o estudo da antiguidade e em especial o poema de Homero. A participação de todos foi de tamanha importância, pôs foi ressaltado pelos alunos, professores e tutores ferramentas importante para a construção da História. Mesmo sendo de um passando tão esquecido como o caso de Tróia.
A construção do conhecimento histórico a partir dos poemas Homéricos e da arqueologia
Ficou claro no fórum de estudo da antiguidade que Homero foi um personagem te tamanha importância para a construção do conhecimento histórico. A construção do passado para encontrar a cidade de Tróia foi graças ao poema homérico que levou os historiadores Schliemann, Carl Blegen e a equipe Tubigen Cicinat a descobrir não só uma Tróia, mas NOVE cídades esquecidas.
Foi ressaltado no fórum que o historiador tem um papel importante neste processo, bem como a escolha das fontes utilizadas. Os textos literários Ilíada e Odisseia trouxe dados exatos que serviram como pistas para os arqueólogos, mas isso tem que ser feito de forma cuidadosa e paciente.
Segundo uma das participantes do forúm (Luciana Landim Vieira – Polo Resende) “Os poemas de Homero são importantes não só como fontes históricas, mas também como uma forma de aula para os historiadores, ao passo que é considerado o pioneiro nas fontes orais e soube utilizá-las tão bem que se tornou um exemplo. E ainda, além de seus textos serem importantes fontes para entendermos o mundo antigo, Homero era sempre referência na Hélade para explicar ou reforçar discursos.” Ela fala sobre a importância da fonte literária no processo da construção da história, cabendo ao historiador a escolha do que mais o aproxima da realidade históriaca.
Um outro aluno ( Marcos