Interdisciplinaridade
1) IDENTIFICAÇÃO
ESTABELECIMENTO: Centro Educacional Carneiro Ribeiro Classe IV
PROFESSOR: Sérgio Freitas
SEMESTRE: 1º de 2011
CRONOGRAMA: 10 aulas
TEMÁTICA: Razão e Proporção nas séries iniciais do Ensino Fundamental
NÍVEL: Ensino Fundamental
Essa é uma proposta de sequência didática apresentada neste período de estágio realizado no Centro de Educação Carneiro Ribeiro – como complemento do estágio supervisionado Fordec.
1ª etapa - Pesquisando se aprende e conversando também
Pesquisa em material de mídia: jornais e revistas
- As crianças e a professora trazem para a sala de aula o material - A seleção de material pode já ser feita em casa observando exemplos relacionados à porcentagem, os mais variados, em particular, os que envolvem assuntos de dinheiro - A professora deve dar a dica do símbolo “%”
Conversa com as crianças sobre o assunto
- Em roda, conversa-se com as crianças sobre o que encontraram e sobre o que já sabem sobre o assunto (Imenes, Jakubovic e Lellis, 1999, p. 169)
1. Quem já ouviu falar em porcentagem? Quando foi? 2. Observem o que acharam. Em que situações são usadas porcentagens? 3. Quando digo 100%, o que quero dizer? 4. Imagine que 100% seja tudo, quanto é 50%? 5. Quantos são 100% de R$ 40,00? 6. E 50%? 7. E 25%? 8. E 10%?
Conteúdos
Conceituais
- porcentagem no dia-a-dia - frações - equivalência entre porcentagem e frações
Procedimentais
- pesquisar e entrar em contato com materiais de mídia (jornais e revistas) - relacionar esse material com o assunto tratado - selecionar aqueles que se referem ao dinheiro
Atitudinais
- perceber a importância das porcentagens no cotidiano - compartilhar idéias com o grupo sob orientação da professora, ampliando o seu conhecimento, considerando e