Gerencia financeira
A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores caminhos para a condução financeira da empresa.
FUNDAMENTOS CONCEITUAIS
A área de finanças é ampla, dinâmica e complexa. Seja na vida de uma pessoa ou de uma empresa, ambas estão diretamente influenciadas e conduzidas por atividades financeiras. Tal área administrativa pode ser considerada como o sangue da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, dando o oxigênio para os outros setores constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento mas o desenvolvimento e estabilização.
É pela falta de informações financeiras precisas para o controle e planejamento financeiro que a maioria das empresas pequenas brasileiras entram em falência. São indiscutivelmente necessárias as informações do balanço patrimonial, no qual se contabilizam os dados da gestão financeira, que devem ser analisados para a tomada de decisão. Pela dependência recíproca que a contabilidade e a gestão financeira tem, se confundem muitas fezes essas áreas já que as mesmas se relacionam proximamente e geralmente se sobrepõem.
É preciso