Interdisciplinaridade
1. Cultura
Num dado momento o homem percebe a necessidade de buscar novas formas de interagir com o meio, com a natureza, transformando-a. A arte como forma de conhecimento, como instrumento de transformação da sociedade.
2. Trabalho
Notamos no texto que o trabalho do carpinteiro, e do pintor tem uma conexão entre si. A partir da necessidade da experimentação de novos materiais para uma melhor realização das atividades, descobrem-se novas formas de aplicar o conhecimento.
3. Ciência
Observa-se o estudo sobre como o homem poderia usar materiais, a ação desses materiais nas ações realizadas, o melhor uso dos mesmos.
4. Tecnologia
No trecho da obra podemos perceber como o homem desenvolveu o conhecimento sobre os vários materiais utilizados pelo mesmo, a evolução e aperfeiçoamento desses materiais.
PERGUNTA NÚMERO 2. Através da reflexão proposta pelo texto podemos fazer uma conexão do desenho, da pintura com a criação e evolução dos vários materiais na realização de trabalhos manuais como o carpinteiro, pintor, etc. Podemos fazer conexões, ligações entre as várias disciplinas escolares. Podemos refletir como foi o surgimento do carvão, lápis, a tinta a óleo, etc. Qual a composição desses materiais, em que áreas do conhecimento humano esses materiais são utilizados, tais como: a arte, a química, a biologia, a ecologia, etc. O objetivo dessa ação seria despertar nos alunos o entendimento de que o conhecimento é uno, não é fragmentado, que as várias disciplinas se relacionam entre si. Que as várias dimensões se comunicam e se constroem com unidade na história humana.