Interdisciplinaridade
A unificação do conhecimento e suas numerosas implicações sobre o ensino e a pesquisa têm sido constantemente um problema internacional.
Disciplina – conjunto específico de conhecimentos com sua próprias características sobre o plano de ensino, da formação dos mecanismos dos métodos das matérias.
Multidisciplina – Justaposição de disciplinas diversas, desprovidas de relação aparente entre elas.
Pluridisciplina – Justaposição de disciplinas mais ou menos vizinhas nos domínios do conhecimento.
Interdisciplina – Interação existe entre as duas ou mais disciplinas. Essa interação pode ir da simples comunicação de ideias a integração mútua dos conceitos diretores da epistemologia da terminologia, da metodologia, dos procedimentos, dos dados e da organização referentes ao ensino e a pesquisa.
Transdisciplina – Resultado de uma axiomática comum a um conjunto de disciplinas.
Interdisciplinaridade heterogênea – Dedicado a combinação de programas diferentemente dosados, sendo necessário adquirir uma visão geral não aprofundada, dedicada a pessoas que irão tomar decisões heterogêneas e precisarão de muito bom senso.
Pseudointerdisciplinaridade, partem do princípio de que uma interdisciplinaridade intrínseca poderia estabelecer – se entre as disciplinas que recorrem aos mesmos instrumentos de análise.
Interdisciplinaridade auxiliar, utilização de métodos de outras disciplinas. Admite um nível de integração ao menos teórico.
Interdisciplinaridade complementar, certas disciplinas aparecem sob os mesmos domínios materiais, criando assim relações complementares entre seus domínios de estudo.
Interdisciplinaridade unificadora, advém de uma coerência muito estreita nos domínios de estudo de duas disciplinas.
Interdisciplinaridade como ciências das