interdisciplinaridade
Titulo: A Interdisciplinaridade e o Ensino de Matemática
Justificativa
A Matemática faz parte dos currículos desde os primeiros anos de escolaridade. Quase sempre funciona como um filtro social, sendo muitas vezes considerada uma disciplina de difícil aprendizagem. Apesar de ela estar tão presente em nosso dia a dia, seu estudo apresenta muitas dificuldades. Muitas vezes erramos por não entender o que estar sendo estudado.
Sendo que a prática na sala de aula inúmera vezes é percebida como monótona e cansativa, afinal o educador apenas transfere conceitos e regras que na, maioria das vezes aparece sem sentido ou utilidade prática para o aluno. Entretanto estudos alertam os docentes para a possibilidade de tornar mais dinâmico e eficaz o ensino da Matemática nas escolas.
O Ensino desta disciplina, por muitas vezes esta baseada na reprodução de formulas decorada e regras, apenas ensina ao aluno a copiar o que o professor repassa na sala de aula e a transferir posteriormente na hora da prova. Pedro Demo afirma que o aluno só aprende pesquisando, e é neste contexto de pesquisa e elaboração conjunta com o professor, que o estudo desta disciplina deve acontecer.
Por conseguinte uma das preocupações dos docentes é fazer com que os alunos se apropriem do conhecimento matemático. Para tanto, é importante estimular sua reflexão afim de que percebam que tal conhecimento não é algo abstrato, mas construído a partir dos desafios propostos nos problemas cotidianos. Portanto o conhecimento matemático não é algo pronto e acabado.
Além do mais ainda hoje encontramos em algumas escolas uma prática bastante conservadora desta disciplina, com características de um ensino tradicional, seguindo passos e formulas apresentadas pelos educadores no quadro de giz.
Mais importante do que acertar é saber justificar como se chegou a um resultado. Deste modo, podemos afirmar que o aluno aprende refletindo sobre o que faz e como faz. Logo o processo de aprender é