Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade ou transdisciplinaridade
A multidisciplinaridade pretende analisar cada elemento individualmente e cada profissional busca exprimir o parecer específico de sua especialidade. Diferente da transdisciplinaridade que procura identificar a interação e a integração de todos os elementos, ou seja, como há essa integração uns com os outros e como se afetam, buscando um conhecimento totalizante e único daquela realidade particular e dinâmica (BRANDÃO, 2000).
Brandão quis dizer que a multidisciplinaridade não é nem o isolamento e nem a cooperação entre as disciplinas. Ela representa um conjunto de disciplinas que estudam simultaneamente um mesmo problema sem que as relações entre elas sejam definidas de modo explícito. Multidisciplinaridade= Atendimento Humanizado.
E que a transdisciplinaridade está intrinsecamente associada à elaboração de um pressuposto comum a um conjunto de disciplinas conexas; essa hipótese serve à coordenação dos esforços realizados em todos os níveis. Transdisciplinaridade= Interação entre as disciplinas. Visão de homem e de natureza.
Campos (1995), afirma que a abordagem em equipe deve ser comum a toda a assistência á saúde. Isso porque o principal aspecto positivo da atuação em equipe interdisciplinar é a possibilidade de colaboração de várias especialidades que denotam conhecimentos e qualificações distintas. [...].
Campos quis dizer que a Interdisciplinaridade é a ação recíproca disciplinar - entre disciplinas, ou e acordo com uma ordem - promovendo um estado um estado, qualidade ou resultado da ação.
Psicólogo e a equipe interdisciplinar: o trabalho em equipe mostra-se fundamental para o atendimento hospitalar, para que a pessoa seja tomada como um todo, e que ela possa ter um atendimento humanizado, contemplando assim, outras necessidades do paciente.
Entendemos que a equipe precisa ver o paciente como um todo e propiciar uma atitude humanizada. A equipe busca humanizar as condições do