Interdisciplinar
O cenário econômico da crise mundial atingiu também os países em desenvolvimento, pois, além de serem, em parte, dependentes das grandes economias, possuem fragilidades econômicas que se evidenciam, ainda mais, em momentos de crise.
A crise gerou uma recessão desenfreada nas economias: empresas faliram, o desemprego aumentou, exportações diminuíram, houve redução de capital disponível. Entre outros, estes são fatores típicos da insegurança empresarial hoje vivida. O panorama que envolve o mercado de investimentos corporativos é, também de insegurança, requerendo cada vez mais que o investidor se amolde e amplie suas técnicas com relação a estabelecimento de estratégias para investir. É fundamental que qualquer decisão de investimento seja precedida de um estudo do lucro/retorno.
O risco representa desafio às empresas, visto que as expectativas de lucratividade podem vir a não suportar os prejuízos ocasionados por um investimento ineficaz. Como não há possibilidade de extinção do risco, deve-se saber como administrá-lo.
A melhor análise de estratégias e a verificação dos riscos envolvidos, serão aqueles que gerarão maior segurança e melhores resultados em investimentos corporativos.
De acordo com o tema abordado é importante que o aluno consiga correlacionar as disciplinas estudadas ao desenvolver a pesquisa, pois, aprende a aplicar o conhecimento adquirido.
Objetivos
Objetivo geral
Verificar as estratégias e riscos nos investimentos corporativos em cenário de crise econômica.
Objetivos específicos
* Analisar os impactos da crise econômica nos investimentos corporativos;
* Desenvolvimento de estratégias em investimentos corporativos;
* Verificar os riscos em investimentos corporativos.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Ações
Assaf Neto, 2003 afirma que:
Ações são valores representativos de uma parcela (fração) do capital social de uma sociedade, negociáveis no mercado e refletem a participação dos acionistas no