Tabalho curriculo
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Departamento de Habilitações Pedagógicas.
Disciplina: Currículo e Trabalho Pedagógico
Profa.: Ana Luisa Nogueira de Amorim
Aluno: Fabio Correia Sampaio
MAT.: 11011551 (turma noite) Curso: Licenciatura em Química
Unidade III – TEXTO 1:
Santiago E. O projeto politico pedagógico da escola como instrumento de gestão democrática. In: Machado LB, Santiago E. Políticas e gestão da educação básica. Ed Universitária da UFPE: Recife, 2009.
Escreva sobre a importância da escola organizar o seu trabalho pedagógico tomando por base a elaboração de seu PPP.
O processo histórico de implantação do PPP (Projeto Político Pedagógico) surge no âmbito da escola como reflexo da abertura política dos anos 80 e com os espaços apresentados pela Constituição de 1988 que por sua vez desencadeiam diversos movimentos democráticos. Neste contexto é muito interessante destacar que o PPP não se constitui em uma espécie de imposição de grupos hegemônicos ou governamentais, mas de um processo democrático legítimo.
No meu ponto de vista, esse vínculo histórico-democrático do PPP é um importante aspecto a ser considerado quando se avalia o papel de um PPP para qualquer escola. Ainda que o PPP de uma escola seja considerado uma mera convenção formal expressa no papel, o mesmo tem ao menos o mérito de explicitar as propostas, anseios, decisões e as reais limitações da escola. Obviamente, espera-se que um PPP vá muito além de apenas expor problemas. Em realidade, o PPP pode ser o ponto de partida para uma reflexão mais profunda e verdadeira sobre o papel do professor, do aluno, da família e da comunidade na escola. Cabe aos gestores terem a sensibilidade de enxergar o PPP como uma oportunidade para tornar a proposta ideal o mais próximo possível do real. Desta forma, o Projeto Político Pedagógico é fundamental para a escola porque neste documento estão contidos os três “Pês” do PPP: o projeto como