CONSTRU NDO SABERES NA CRECHE
Caxias-MA
2015
O tabalho enfatiza que o brincar é inerente na vida da criança, neste sentido atem-se mais especificamente a analisar as práticas que envolvem o brincar na rotina da creche. Evidenciando nessa modalidade de ensino, como as atividades e brincadeiras realizadas podem ressignificar o brincar, tornando-o forte ferramenta de aprendizagem infantil.
o brincar é inerente na vida da criança.
Como torná-lo significativo nas atividades e brincadeiras realizadas na creche?
cabe ao contexto contínua além dos
educador, garantir que no escolar, a aprendizagem seja e relevante e inclua fatores puramente intelectuais.
Investigar as práticas que envolvem o brincar na rotina da creche.
Traçar o perfil dos sujeitos pesquisados; Analisar o cuidar e o educar na creche;
Estabelecer relação entre a prática pedagógica docente e a significância desta a aprendizagem do aluno.
Mudanças paradigmáticas;
apresentando aspetos e fatos que marcaram as primeiras preocupações com a infância e contribuíram para seu surgimento e garantias de diretos à educação como primeira etapa da educação básica.
ECA, lei nº 8.069/90 ; LDB, nº lei nº 9.394/96;
No tocante ao atendimento específico das creches, o brincar tem se tornado cada vez mais presente, firmando-se como princípio fundamental, linguagem prioritária, direito inalienável, método, processo e conteúdo, conhecimentos dos quais os profissionais docentes precisam se apoiar para firmar o brincar na educação infantil como concepção pedagógica.
Queiróz (2003); Oliveira (2002); RCNEI
(1998).
Discute-se sobre as concepções de criança e infância estando estas atreladas ao contexto histórico de cada época. entende-se que as instituições de educação infantil devem organizar suas propostas pedagógicas considerando a criança em suas particularidades e individualidades, respeitando suas escolhas, instigando suas capacidades e potencialidades tendo a
ludicidade