interdisciplinalidade
A interdisciplinaridade faz-se cada vez mais necessária na prática de professores em tempos atuais.
Entendemos que o ensino tradicional está, literalmente, ultrapassado, incapaz de atender às necessidades da metodologia de ensino. A interdisciplinaridade ainda é pouco conhecida, embora não seja uma ideia nova. É um saber que deve ser valorizado, por surgir como uma solução para integrar e correlacionar às disciplinas, transformando-as em um conjunto.
Na tentativa de organização do conhecimento, entende-se que a fragmentaçãodo mesmo, consiste em partes menores com fim de simplificar um problema, esse é o conceito de resolução de problemas do método tradicional de ensino. Surge, então, a interdisciplinaridade com uma nova postura, visando garantir a construção de uma globalização entre ciências, reestabelecendo o diálogo entre elas, na busca por solucionar um problema de forma mais dinâmica e mais ampla. Essa reforma do pensamento deve ser responsabilidade do professor. Na verdade, esse processo de ensino deve se caracterizar como uma combinação de atividades do professor e dos alunos; o professor dirige o estudo das matérias e os alunos atingem o desenvolvimento de suas capacidades mentais. Faz-se necessário saber que o direcionamento do processo de ensino necessita do conhecimento dos princípios e diretrizes, métodos, procedimentos e outras formas organizativas.
A interdisciplinaridade, através das necessidades sentidas pelas escolas, professores e alunos, tem a responsabilidade de explicar, compreender, intervir, mudar, prever algo que desafieo processo de ensino aprendizagem. Nesse contexto, ela torna-se fundamental para a renovação da metodologia de ensino. No mundo atual, moderno e informativo o professor já não é mais o provedor de conhecimento, agora ele atua como mediador da aprendizagem. Mas continua sendo a ferramenta imprescindível para o bom funcionamento da aplicação de métodos educacionais. Ele deve