Interações do sistema do corpo humano
No corpo humano temos sistemas como o locomotor, esquelético, muscular, digestório, cardiovascular, urinário, respiratório e nervoso. Cada um deles envolve órgãos que atuam para a realização das funções vitais do organismo.
Cada sistema tem a sua função que colabora para todo o organismo. É como se fosse um quebra-cabeça pois os sistemas se encaixam e se um não for bem acaba prejudicando o outro. Além disso, há órgãos que podem fazer parar todo o resto quando não estão funcionando. São os chamados órgãos vitais. É o caso do coração, do pulmão, dos rins e do fígado.
O corpo funciona de forma que a integração dos sistemas são para o funcionamento de um organismo, podemos dizer que as suas funções são complementares. Não faz sentido pensar em cada sistema funcionando independentemente, iria ficar sempre faltando alguma coisa para entender o porque de ser daquela forma. Ia ser como um time de futebol só com goleiro e sem os outros 10 jogadores, não dá pra jogar sozinho.
O sistema digestório, por exemplo, transforma o alimento em nutrientes. Esses nutrientes passam para o sangue e através do sistema circulatório (coração, veias e artérias) chegam a todas as células dos outros sistemas.
Quando dormimos os vasos sanguíneos dilatam-se, a pressão arterial e a freqüência cardíaca caem, os músculos ficam relaxados e o metabolismo também diminui. Isso tudo ocorre pra que o corpo se restabeleça. Afinal, todo o organismo, especialmente o sistema nervoso, esteve ativo durante o dia todo que é um longo período. Dormir não é importante só pra descansar, o seu sono influencia em outras coisas como por exemplo manter o tônus muscular e uma menor produção de leptina que vai fazer com que o corpo sinta necessidade de ingerir maiores quantidades de carboidratos e a pessoa irá engordar podendo chegar à obesidade que é um poblema de saúde. Ou seja, o sono é muito importante e nele podemos ver presente mais de um sistema do corpo humano.