Trabalho Bibliologia
Revelação é desvendar o que esta encoberto, é tirar o véu, de um modo que podemos entender melhor a revelação é a automanifestação de Deus, é a comunicação que ele faz de si mesmo a todas as pessoas em todos os tempos e lugares com o propósito de entrar em relacionamento redentor com elas.
Teologicamente há duas categorias de revelação, uma é superficial, a outra é mais objetiva. Revelação geral, ela vem através da natureza, da historia, da constituição do ser humano (física, emocional, mental, moral e na sua religiosidade) indicando sua espiritualidade. Revelação especial, é Deus se comunicando através da sua palavra e de seu filho, é uma comunicação particular de Deus, com o objetivo de promover um relacionamento redentor para o homem.
Deus é transcendente, não o compreenderíamos com nossas limitações sensoriais. Apesar de sua gloria Ele deu um passo ate nós, se comunicando de forma que possamos compreendê-lo, por linguagem humana comum, visões, sonhos e pela vinda do filho D’Ele a terra, ou seja, o divino transcendente usando e maneiras e meios humanos, naturais e comuns para se revelar.
Portanto a revelação inclui:
A presença pessoal de Deus
A verdade informada
A condição de podermos identificar a Deus
A condição de podermos saber alguma coisa a respeito de Deus
A condição de podermos mostrar Deus aos outros
Inspiração
A inspiração é influência sobrenatural do Espírito Santo como um sopro, sobre os escritores da Bíblia, capacitando-os a receber e transmitir a mensagem divina sem mistura de erro.
Todas as partes da Bíblia são igualmente inspiradas, os escritores não eram maquinas inconscientes, houve cooperação entre eles e o Espírito Santo.
“Pois toda Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.” 2 Timóteo 3.16
Deus não ditou sua palavra para os escritores; eles escreveram através de suas próprias personalidades. A Bíblia é infalível e