Interação Humano-Computador: Interfaces
ATIVIDADE 2
Prof.º Sergio Moraes
Disciplina: Interação Humano-Computador
1. Definição
A interface é o meio que permite a comunicação entre o usuário e o sistema. Ela também pode ser considerada parte do sistema, encarregada de mapear as ações do usuário na aplicação do processamento de requisições e apresentação de seus resultados pelo sistema. A interface também é definida como o meio pelo qual o diálogo entre o programa e o ser humano é estabelecido. Quando fatores humanos são considerados, este diálogo acontece em harmonia. Portanto, se ela for fácil de aprender, simples de usar, direta e amigável, o usuário estará inclinado a fazer bom uso da mesma e estará satisfeito com ela. Segundo Pressman a interface é o diálogo entre o usuário e o software.
2. Evolução da Interface
A evolução das ciências informáticas tem sido tão grande que, em apenas uma década, o computador se tornou uma ferramenta de trabalho utilizada por uma grande percentagem de pessoas.
Para esta rápida e extrema mudança contribuiu a evolução dos conceitos de interface e a sua enorme simplificação, que se baseia, hoje, numa linguagem de manipulação direta e muito menos em comandos com sintaxes difíceis. A linguagem “de computador” assemelha-se cada vez mais a uma linguagem natural e, por outro lado, os utilizadores assimilaram já certos conceitos informáticos que usam até no dia a dia (ex. “input”, ”output”, ”ficheiro”, etc.). Esta adaptação é particularmente fácil para as gerações mais novas, que não necessitam de operar qualquer mudança conceptual para interiorizarem a compreensão de um sistema informático.
Quando surgem os primeiros computadores movidos a eletricidade como, por exemplo: ENIAC, UNIVAC. Suas interfaces eram constituídas de interruptores, nos quais os programadores selecionavam que operações que eles desejavam executar. Quanto a exibição dos