Interação humana
De modo mais específico, nos estudos organizacionais de base culturalista são focados os seguintes temas: cultura social e valores organizacionais compartilhados; produção de artefatos culturais nas organizações de trabalho, como lendas e cerimônias; construção de formas simbólicas compartilhadas, como a linguagem; produção de sistemas de conhecimentos traduzidos em significados; e, por fim, mas não menos importantes, os formatos organizacionais e comportamentos resultantes da projeção de processos mentais. Sob essa perspectiva, também agregando contribuições da Psicologia e da Sociologia entre outras áreas de conhecimento, as organizações de trabalho são percebidas como realidades socialmente construídas.
2. O que significa afirmar que as organizações de trabalho são formados por meiode realidades sociais historicamente construídas?
As interações estabelecidas determinam as representações compartilhadas, em maior ou menor medida. Por sua vez, interações humanas e aprendizagem são processos interdependentes, imbricamos na dinâmica da cultura organizacional. Isso porque a cultura organizacional é fenômeno resultante do aprendizado humano, que ocorre por meio das interações humanas, daquilo que é considerado relevante para obter êxito ao longo do tempo, de modo a garantir a sobrevivência ou sustentabilidade de determinado agrupamento humano. Essas interações estão ligadas aos processos intersubjetivos de construção de significados e ás formas de interpretação e integração dos esquemas de significados individuais e coletivos. Tais ideias permitem um entendimento peculiar do conceito de organização, em seus processos recorrentes de institucionalização, compreendidos como o estabelecimento de alguns tipos de regularidades comportamentais consideradas essências à vida em grupos, e de mudança, aqui entendida como alterações no