Interação humana
OS PROCESSOS DE GESTÃO DA INTERAÇÃO HUMANA (HIM) E AS SUAS QUESTÕES
Alguns autores têm afirmado que a gestão de interações humanas, tradução de Human Interaction Management (HIM), é o modelo de metodologia de processos que poderá dar suporte às empresas, para que estas tenham condições de tratar os novos conceitos usados, no terceiro milênio, tais como as redes sociais, as tecnologias em tempo real e as transações cooperativas, entre outros, e fazer, com segurança, as inovações necessárias, nos seus negócios.
O HIM visa, através de uma colaboração explícita, entre as pessoas, aprimorar a participação e a criatividade humana. O HIM é adequado para o gerenciamento de colaborações não regulamentadas, especificamente para as inter-relações humanas, nas quais os processos se desenvolvem, dinamicamente, à medida que são executados. Ele permite que os usuários possam criar e gerenciar uma rede dinâmica que, naturalmente, ultrapassam o limite das organizações. Trata-se da nova tecnologia da informação, pois garante o acesso simultâneo das pessoas à rede da organização e às redes sociais.
Os principais requisitos do HIM são os seguintes: ter uma equipe eficaz, manter uma comunicação estruturada, promover a criação de conhecimento, gerenciar o tempo e dispor de um planejamento cooperativo, em tempo real. Um processo HIM é conhecido como uma história. Ela inclui os papéis, representando os processos participantes e as interações, representando os seus canais de comunicação.
No HIM, por exemplo, a perspectiva de tempo real é capturada pela Tarefa que está inserida na Atividade – as atividades são Unidades Transacionais de Trabalho dentro de um Papel.
O HIM é implantado através da metodologia GOOD (Goal-Oriented Organization Design) que é baseada em metas. Existe uma meta geral e múltipla em que consiste o Plano do HIM (Processos).
Tais características dão aos sistemas HIM (HIMS) uma grande flexibilidade. Porém, para que possam aproveitar as