INTERAÇÃO DE MICRO-ORGANISMOS COM OUTROS SERES VIVOS: PLANTAS
CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
INTERAÇÃO DE MICRO-ORGANISMOS COM OUTROS SERES VIVOS: PLANTAS
CAMPINAS
2014
INTERAÇÃO DE MICRO-ORGANISMOS COM OUTROS SERES VIVOS: PLANTAS
PUC-CAMPINAS
2014
1. INTRODUÇÃO
O agronegócio no Brasil é considerado uma atividade bastante próspera e em ascensão. Entre as principais culturas estão o arroz, feijão, algodão, café, citrus, milho, cana-de-açúcar e soja, tendo maior relevância econômica o arroz, com 75% da produção nacional, e feijão por compor a dieta básica do brasileiro, sendo uma rica fonte de proteínas (MINISTÉRIO DA AGRICULTURA; GITTI, 2013).
A interação entre os micro-organismos com essas culturas podem assumir duas características distintas, ou seja, podem trazer benefícios ou malefícios às mesmas.
Um fitopatógeno é aquele capaz de infectar uma planta (patogênese) e que consegue penetrar e colonizar os tecidos do seu hospedeiro, retirar os nutrientes necessários para sua atividade e sobrevivência, bem como neutralizar as reações de defesa da planta, e para isso, o patógeno utiliza-se de substâncias tais como enzimas, toxinas e hormônios (MIGOTTO, 2013).
Acreditava-se que estas interações levavam à formação de lesões nos tecidos vegetais, porém vem sendo registrada a presença de micro-organismos no interior de tecidos vegetais sadios, como por exemplo os fungos micorrízicos, o que contradiz imposições passadas (EMBRAPA).
Segundo a EMBRAPA, os fungos Colletotrichum lindemuthianum, Pseudocescospora griseola, Fusarium oxysporum, Fusarium solani, Sclerotinia sclerotiorum, Dreschlera oryzae, Microdochium oryzae e Rizoctonia solani e as bactérias Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens e Xanthomonas axonopodis pv.phaseoli são encontrados nas principais regiões brasileiras produtoras de arroz e de feijão comum.
De acordo com Fiallos (2010) os principais vírus que