Interação da sociedade com o lixo
Entre os impactos ambientais negativos que podem ser originados a partir do lixo urbano produzido estão os efeitos decorrentes da pratica de disposição inadequada de resíduos sólidos em fundos de vale, às margens de ruas ou curso d’ água.
O autor introduz no texto o que vimos na pratica com as observações realizadas, a sociedade na era do consumo cada vez consumindo mais e descartando mais de forma inadequada e irresponsável gerando cada vez mais prejuízos ao meio ambiente.
Esta leitura auxilia a problematização das experiências na disciplina Práticas Sociais e Subjetividade no qual o grupo se empenhou em observar a Interação da sociedade com o lixo através do nosso cotidiano, em uma das observações realizadas pelo grupo no Zoológico municipal de Sorocaba pudemos ver na pratica isto acontecendo no qual um grupo de jovens se alimentavam em um determinado local no zoológico e ao terminar de comer deixava expostos os restos de resíduos jogados na grama não se importando onde descartar o lixo.
INTERAÇÃO DA SOCIEDADE COM O LIXO
A degradação do meio ambiente natural não pode ser desvinculada de um contexto que inclui comprometimento da saúde física, transtornos psicológicos e psiquiátricos e desintegração social.
Assim, patologias como doenças infecciosas, degenerativa, cardiovasculares, crises de ansiedade e depressão, síndrome do pânico, dependência química e exacerbação da violência entre outras, são os componentes constitucionais de um mesmo fenômeno.
O autor deixa exposto nas afirmações os males causados pela degradação do meio ambiente afetando a qualidade de vida da própria população.
O mesmo expõe de maneira clara que essa degradação é a causa de muitas patologias existentes na sociedade atual, através deste fenômeno decorrente da má descartação dos lixos vimos através da pratica com as observações que a própria sociedade é geradora desses males.
Nas observações realizadas o grupo observou que a pratica de