Intenção de Ruptura
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
JANAYNA CÁSSIA SILVA DO NASCIMENTO.
FICHAMENTO: A INTENÇÃO DE RUPTURA
NATAL/RN
2014
JANAYNA CÁSSIA SILVA DO NASCIMENTO.
FICHAMENTO: A INTENÇÃO DE RUPTURA
Trabalho solicitado pela professora M sª Rita da disciplina Fundamentos Histórico, Teórico e Metodológico do Serviço Social II, da turma de Serviço Social 3VA.
NATAL/RN
2014
Intenção de Ruptura
O objetivo principal da perspectiva de intenção de ruptura era romper com as práticas do Serviço Social tradicional, que estava ligada com os interesses da classe dominante.
A intenção de ruptura emergiu no quadro da estrutura universitária brasileira na primeira metade dos anos setenta.
A formulação inicial da intenção de ruptura tem por base a Escola de Serviço Social da Universidade católica de Minas Gerais. Essa perspectiva permanecerá parada até o final da década de 1970. Só a partir do final dessa década e início de 1980 é que ganhará repercussão. Torna-se um assunto importante no debate dos assistentes sociais.
O fato importante da intenção de ruptura é que sempre em qualquer de suas formulações, será de um caráter de oposição em face da autocracia burguesa.
Então, somente quando a crise da autocracia burguesa se evidencia, com a reinserção da classe operária na cena política brasileira que a intenção de ruptura ultrapassa as fronteiras da academia.
A intenção de ruptura depende de um clima de liberdade democrática para avançar no seu processamento.
Um dos processos que intervieram de forma decisiva no processo de renovação da profissão no Brasil foi a inscrição da formação (graduação e pós-graduação) do assistente social no âmbito universitário.
A perspectiva de ruptura deveria se construir sobre bases quase novas, era uma decorrência do seu projeto de romper com o tradicionalismo e suas implicações