INTENÇÃO DE RUPTURA
Vertente Intenção de Ruptura A vertente marxista, Intenção de Ruptura que se remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes e que, no Brasil vai configurar-se, num primeiro momento, como uma aproximação ao marxismo. É a vertente que sinaliza e busca total rompimento com o Serviço Social tradicional. Seu principal objetivo é romper substantivamente com o tradicionalismo, suas implicações teóricas, metodológicas e a prática profissional. Nas palavras de Netto, ela queria “romper com o passado conservador do Serviço Social e os indicativos prático-profissionais para consumá-la”(NETTO, 2006,p.161).
Ela se manifesta no âmbito dos movimentos democráticos e das classes exploradas e subalternas do início dos anos 1960. O autor enfatiza a importância desse momento da sociedade brasileira para a Intenção de Ruptura, “[...] Sociopolítica e historicamente, esta perspectiva é impensável sem o processo que se precipita de 1961 a 1964- no plano também profissional, é ali que ela encontra seus suportes sociais” (NETTO, 2006,p.257).
(NETTO, 2006,p.261) apreendeu os principais momentos dessa perspectiva: a) O momento da emersão da intenção de ruptura: que segundo o autor, emergiu como o grupo da