Intemperismo
João Pessoa-PB
2014
INTRODUÇÃO
O intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que as rochas sofrem ao aflorar na superfície da Terra.
O intemperismo com a pedogênese (formação do solo), levam à formação e um perfil de alteração, também chamado de perfil de intemperismo ou regolito.
O intemperismo e a pedogênese, agem sobre as rochas ígneas, metamórficas e sedimentares, mas de forma distinta sobre cada uma delas.
Os fatores que controlam a ação do intemperismo são: o clima (variação sazonal da temperatura e distribuição das chuvas), o relevo (que influi no regime de infiltração e drenagem das águas), a fauna e flora (que fornece matéria orgânica para as reações químicas), a rocha parental (com resistência diferenciada aos processos de alteração intempérica) e finalmente, o tempo de exposição das rochas aos agentes intempéricos.
Em função dos mecanismos predominantes de atuação, os processos são normalmente classificados em intemperismo físico e intemperismo químico. Quando há também a ação (física ou bioquímica) de organismos vivos ou da matéria orgânica, proveniente de sua decomposição, o intemperismo é chamado de físico-biológico ou químico-biológico.
Tipos de intemperismo
Intemperismo físico
Todos os processos que causam desagregação e fragmentação de rochas, com separação de grãos minerais antes coesos, transformando a rocha inalterada em material descontínuo e friável, constituem o intemperismo físico.
Tipos de intemperismo físico:
-Rocha maciça, formada em profundidade, quando elevada à superfície, livre do peso de toneladas de rochas, sofre fraturas geradas pelo alívio de pressão (Intemperismo físico e Intemperismo químico atuam para abrir essas fraturas)
· Esforço causado por raízes em fendas
· Em regiões frias, o congelamento de água em fendas