ESTUDO DE CASO DE UM PRODUTOR ORGÂNICO COM CERTIFICAÇÃO PARTICIPATIVA
1972 palavras
8 páginas
2a. Jornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu.21 a 25 de Outubro de 2013, Botucatu – São Paulo, Brasil.
ESTUDO DE CASO DE UM PRODUTOR ORGÂNICO COM CERTIFICAÇÃO
PARTICIPATIVA
Ana Beatriz Bassetto Trovão1, Fábio Bechelli Tonin2
1Faculdade
2
de Tecnologia de Botucatu, São Paulo, Brasil. E-mail: bia.agro@hotmail.com
Faculdade de Tecnologia de Botucatu, São Paulo, Brasil. E-mail: ftonin@fatecbt.edu.br
1 INTRODUÇÃO
O Brasil, como muitos outros países em expansão no setor do agronegócio, está buscando diferenciar seus produtos em relação à qualidade e segurança dos mesmos.
Tal demanda ocorre devido ao desenvolvimento de novas técnicas para proteção de seus alimentos, visando que eles sejam ecologicamente corretos (AVILA, 2007).
Essa demanda se deve a algumas crises alimentares recentes, tais como: Febre
Aftosa, Dioxinas, “VACA-LOUCA” (Encefalopatia Espongiforme Bovina – BSE), etc., assim os profissionais hoje buscam essas novas técnicas para assegurar a qualidade dos alimentos, bem como sua produção e confiança do consumidor. Além disso, buscam sempre uma redução na utilização de insumos e defensivos levando assim um produto mais saudável à mesa do consumidor (FRENKEL, 1996).
Isso tudo gera uma demanda, uma procura do consumidor por melhores produtos, desenvolvendo-se assim a necessidade de se atestar a origem, e de garantir a rastreabilidade do processo de produção. Essa cultura vem de países Europeus, que foram pioneiros nesse tipo de processo (SCHIMAICHEL, 2007).
Devido à busca dos consumidores por melhores produtos, menos impactantes ao meio ambiente, gerou-se a necessidade de novas técnicas de qualidade devido a quantidade de normas de certificação e de leis ambientais (AVILA, 2007).
Novôa (1999) cita que a certificação de produtos orgânicos veio hoje, trazer segurança ao consumidor final, se tornando assim essencial a esse tipo de produto. Esse sistema reúne um conjunto de técnicas integradas de produção vegetal,