Diabetes Mellitus
1- Por que na Diabetes Mellitus tem a diminuição da glicogênese?
Tem-se uma redução da atividade enzimática da proteína, diminuindo sua afinidade pela glicose. A consequência disso é uma redução do fluxo de glicose nas células beta do pâncreas, sendo esta a etapa primordial para o dar sequência à uma possível secreção de insulina. Além disso, tem-se também a diminuição da glicogênese hepática, e da gliconeogênese em um período pós refeição, acarretando em: hiperglicemia pós-prandial.
2- Por que utilizamos lipídios como fonte de armazenamento de energia?
A queima de gordura gera mais que o dobro de calorias que a queima de carboidratos. As gorduras são armazenadas quase sem água, enquanto os carboidratos são mais hidratados. As reservas de lipídios fornecem energia para várias semanas.
3- Qual o principal precursor para a síntese de ácido graxo?
Glicose porque e a parti da diminuição dos níveis de glicose no sangue e quando o corpo estiver necessitando de uma grande demanda de energia que se dará o inicio a síntese de AG.
4- Explique como se dá a mobilização dos ácidos graxos armazenados nos adipócitos , começando pela interação do hormônio com o seu receptor. Cite os possíveis hormônios que desencadeiam essa mobilização.
Os hormônios (1° mensageiros) ligam-se a receptores específicos na membrana da célula alvo (glucagon – tecido adiposo e fígado; epinefrina- músculos).
Os 2° mensageiros ativam a adenilato ciclase que catalisa a síntese de AMP cíclico.
A mobilização do depósito de triacilgliceróis é obtida pela ação das lipases dos adipócitos, que são enzimas sujeitas a regulação hormonal, que hidrolisa os triacilgliceróis a ácidos graxos e glicerol.
Hormônios glucagon e epinefrina sinalizam a mobilização de gorduras armazenadas.
Glucagon: E liberado em resposta a diminuição de glicose sanguínea. A resposta será catabólica.
A resposta catabólica e a quebra dos triacilglicerois pra compensar a baixar de