Inteligência Competitiva
Módulo: Módulo4
O advento da Era da Informação propicia às empresas buscarem no relacionamento com seus clientes uma forma de obter vantagem competitiva no mercado em que atuam. Tanto as empresas do setor de produção quanto as do setor de serviços, têm buscado na estratégia de CRM (Customer Relationship Management) uma forma de satisfazer seus clientes, que a cada dia tornam-se mais exigentes, adquirindo maior diversidade de gostos, preferências e especificidades.
Na realidade atual, de competição de mercado, as empresas devem atender com qualidade a essas novas exigências para sobreviverem neste novo ambiente, sendo fundamental o conhecimento de seus clientes, de modo a criar e manter um bom e lucrativo relacionamento com eles.
Neste texto analisaremos os principais conceitos e definições de CRM e como esta estratégia pode auxiliar no processo de vendas.
Principais conceitos de CRM e importância desse processo para o segmento de vendas
O CRM pode ser visto como uma estratégia que põe em prática os princípios do Marketing de Relacionamento, o qual pode ser definido como todas as atividades de marketing direcionadas a estabelecer, desenvolver, e manter trocas relacionais de sucesso.
As empresas que adotam o Marketing de Relacionamento vivem uma mudança muito intensa, pois passam por uma grande mudança cultural e estrutural, no qual o cliente torna-se a figura mais importante, ocupando o lugar que até então era do produto. Desta forma percebe-se que o CRM está baseado em dois pilares: o Marketing de Relacionamento e a Tecnologia de Informação. O primeiro contribuindo com a visão conceitual e filosófica do CRM e o segundo oferecendo subsídios para o armazenamento, refinamento e operacionalização das estratégias de CRM.
Podemos afirmar que o CRM é uma abordagem que coloca o cliente no centro do desenho dos processos do negócio, tendo como função máxima perceber e antecipar as necessidades dos clientes atuais e