ADMINISTRADOR
A Teoria (ou Modelo) Situacional de Hersery e Blanchard, desenvolvida por Paul Hersey e Kenneth Blanchard e publicada na obra de ambos "Management of Organization", é um teoria situacional de liderança que se baseia na ideia de que o estilo de liderança mais eficaz varia consoante a maturidade dos subordinados e consoante as características da situação.
Os autores do modelo defendem que um líder eficaz é aquele que consegue identificar e diagnosticar correctamente a situação e o nível de maturidade dos seus subordinados, adoptando de seguida o estilo de liderança mais adequado. Um dos conceitos-chave desta teoria é, desta forma, o nível de maturidade dos subordinados relativamente ao seu desempenho das tarefas (incluindo o seu desejo de realização pessoal, a sua disposição para aceitar responsabilidades e a sua capacidade/aptidão para executar a tarefa).
Segundo o modelo, existem quatro estilos de liderança que se adequam a quatro fases de maturidade dos subordinados. À medida que que os subordinados vão atingindo níveis mais elevados de maturidade, o líder deve responder com uma redução do controlo sobre as pessoas e as tarefas e com uma redução do comportamento de relação/orientação das pessoas.
Apresenta-se no quadro abaixo o conjunto de estilos de liderança propostos pelo modelo e a sua relação com as fases de maturidade dos subordinados.
Estilo de Liderança
Fases de Maturidade
Comando (telling): elevada orientação para as tarefas e reduzida orientação para as pessoas; o líder define as funções e diz às pessoas quais as tarefas e quando, como e onde deverão ser executadas e vigia de perto as suas acções.
O comportamento do líder é fortemente di-rectivo (ou de comando).
M1: Os subordinados são novos na tarefa e não não estão preparados nem com desejos de tomar decisões. Não têm competência para a realização da tarefa e, por isso, pouca autoconfiança.
Orientação (selling): elevada orientação para