Inteligencia naturalista
A inteligência Intrapessoal é caracterizada pelo autoconhecimento, por estados interiores do ser, pela autorreflexão, pela consciência de valores temporais e espirituais, propósitos e sentimentos. Profissionais como psicólogos, conselheiros, pastores de igrejas e filósofos se embasam nesta inteligência para exercer bem seu trabalho. De acordo com Gardner essa inteligência se desenvolve a partir da capacidade de distinção entre o prazer e a dor e da habilidade de agir em função dessa discriminação. São características acentuadas em indivíduos com a inteligência Intrapessoal largamente desenvolvida: concentração da mente; preocupação; percepção e expressão de diferentes sentimentos íntimos; senso de autoconhecimento e capacidade de abstração e raciocínio.
Inteligência Naturalista
A inteligência Naturalista é a capacidade de reconhecimento e classificação das espécies no meio ambiente do indivíduo. Essa inteligência aparece desenvolvida em maior escala em pessoas envolvidas em causas ecológicas como, por exemplo, ambientalistas, espiritualistas e artistas.
Gostar da natureza; colecionar objetos do mundo natural; observar a natureza; notar as diferenças e mudanças na natureza; ter facilidade em guardar nome de fenômenos naturais; usar binóculos ou telescópio para observar a natureza; desenhar ou fotografar objetos da natureza e observar flores, espécies e diferenças existentes nas mesmas espécies e suas “respostas” aos diferentes tipos de tempo e umidade são características presentes em pessoas que possuem maior desenvolvimento da inteligência Naturalista em detrimento das outras.
Perceber as emoções das crianças
Para identificar as emoções das crianças é imprescindível que primeiramente tenhamos um autoconhecimento, pois só assim podemos identificar o que essas crianças estão sentindo, e a partir dessa identificação poder ajudar as mesmas.
Reconhecer as emoções como uma oportunidade de intimidade e orientação