Inteligencia naturalista segundo gardner
HOWARD GARDNER E AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo[->0] norte-americano Howard Gardner.
Como pesquisador de Harvard, em 1979, o professor Howard Gardner foi convidado pela fundação filantrópica holandesa, Bernard Van Leer, para pesquisar o potencial humano.Com isto foi criado o “Projeto Zero de Harvard” (Harvard Project Zero), apontado como a origem da teoria das Inteligências Múltiplas.Para Gardner a maioria das pessoas possui uma ou duas inteligências desenvolvidas. Isto explica porque um indivíduo é muito bom com cálculos matemáticos, porém não tem muita habilidade com expressão artística.
De acordo com Gardner, são raríssimos os casos em que uma pessoa possui diversas inteligências desenvolvidas. Podemos citar Leonardo da Vinci[->1] como um destes casos raros de genialidade. Ele foi um excelente pintor, botânico, matemático, anatomista e inventor. Por outro lado, o psicólogo afirma que são raros também os casos em que uma pessoa não possui nenhuma inteligência.
Muito antes de se envolver neste projeto, Gardner já imaginava que havia “muitos tipos de mente”. Ele nunca concordou em atribuir notas a Inteligência humana como é feito com os chamados testes de QI .Gardner acreditava que além do fator biológico ( genética) fatores externos também contribui para a formação de um indivíduo ou seja , os aspectos sócio-culturais ou comportamentais podem ser responsáveis por, pelo menos, metade (50%) do nosso grau de inteligência.
Além de Gardner, outros pesquisadores como Daniel Goleman (Universidade de Harvard), Robert Emmons (Universidade da Califórnia) e Nilson José Machado (Universidade de São Paulo - USP), têm estudado as Inteligências Múltiplas.
Em 1983 Gardner publicou que existiam as seguintes sete inteligências: verbo-linguística; lógicomatemática; viso-espacial; corporal-cinestésica; musical;