Inteligência Naturalista
Trabalho de avaliação parcial apresentado á disciplina de psicologia do curso de Administração das Faculdades Santa Cruz – Inove, sob a orientação da Professora Gisele.
Turma: ADM1SBM
CURITIBA
2010
1. INTRODUÇÃO
A análise das inteligências múltiplas desenvolvida por Gardner é importante, pois possibilita conhecer os estilos de aprendizagem tanto aos docentes quanto aos discentes.
A última inteligência descoberta por Gardner foi a inteligência naturalista, que será apresentada neste trabalho .Quem são as pessoas que tem esta inteligência desenvolvida, como ela é aplicado ao dia-a-dia e como ela é aplicada ao curso/profissão de administração serão explicados de forma clara e objetiva através deste.
Esta inteligência é desenvolvida desde a infância, quem á tem observa o Mundo de forma diferente, com preocupações diferentes e sempre estão á procura de fazer algo para melhorar o meio ambiente ,seja em casa, no trabalho ou na rua, as pessoas que tem a inteligência naturalista ,agem de forma “inconsciente” á favor do meio ambiente, pois é um hábito adquirido por uma vida inteira, com influências ou não do mundo exterior.
Observa-se que as inteligências múltiplas estão ligadas a diversos fatores: físico, neurológico ou sociais como a cultura onde se insere o indivíduo.
2. INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Gardner desenvolveu uma pesquisa e apresentou ao Mundo as oito inteligências ,sendo elas : lingüística, lógico - matemática, espacial, corporal- cinestésica, musical, interpessoal, intrapessoal e naturalista. A linha de desenvolvimento de cada inteligência, no entanto, será determinada tanto por fatores genéticos e neurobiológicos, quanto por condições ambientais. E cada uma dessas inteligências tem sua forma própria de pensamento ou de processamento de informações, além de seu sistema simbólico, que estabelece os aspectos básicos da cognição e a variedade de papéis culturais, pois, segundo Gardner, alguns talentos se